Comidinhas

PAPINHAS

Se você já teve alguma experiência internacional com sua prole, chega no Uruguai pensando "papinha tem em todo lugar do mundo". Ledo engano. Aqui existem, sim, papinhas, mas não se encontram tão facilmente. Em especial as salgadas!

Nos grandes supermercados você encontra as da marca Gerber, fabricadas na Argentina. Mas a variedade de sabores nem se compara a que encontramos no Brasil. Doces há uns quatro sabores e salgadas você encontra o sabor Verduras. Muito raramente encontra Pollo con Verduras (frango) ou Carne con Verduras. E o paladar delas nem se compara. É para quebrar um galho mesmo. Afinal a Gerber é uma marca conceituada e é mais seguro do que comer em certos lugares.

Se for ficar pouco tempo, vale a pena trazer algumas. Se for ficar muito tempo, traga também! E traga um feijãozinho da marca Vapza, porque quebra um galhão. Coloque na mala a ser despachada e assinale que NÃO trouxe grãos na fichinha do avião!

COMDAS E SUCOS FRESQUINHOS

Aqui tem três redes de supermercado: Ta-Ta, Devoto e Tienda Inglesa. Defintivamente, mnha preferida é o Devoto, com lojas com grande variedade e agradáveis. Compro mais na Tienda Inglesa pela localização e peguei ódio mortal da Ta-Ta porque na loja em que vou tem um segurança que cisma com a minha cara e fica me perseguindo como se eu e Beatriz fôssemos procuradas pela Interpol. Como no Brasil, há lojas pequenas e hipermercados.

Por que falando de supermercados? Porque é uma alternativa para as comidinhas. A grande maioria das lojas possui rotisseria. Lá você encontra comidas fresquinhas.

Algo bacana são os sucos naturais. Geralmente ficam em refrigeradores próximos às frutas. Laranja, laranja com banana, laranja com maçã, cenoura com laranja. Os sucos são frescos, sem aditivos ou açúcar e produzidos diariamente. Pegue os do fundo da prateleira porque têm a data do dia. Em Curitiba lembro de ter esses sucos fresquinhos lá por 1995, depois foram sumindo, um pena.

O que eu costumo fazer, é fazer arroz no microondas (1 xícara, 2 de água, 12 minutos em potência alta, temperado com alho, sal, cebola, porque os daqui são intragáveis) e comprar 'tuco de pollo' ou 'salsa boloñesa'. São molhos para massas mas ficam deliciosos com arroz ou purê de batatas. Os legumes pode comprar na rotisseria. Os molhos para massa não ficam na rotisseria, ficam perto das massas frescas e manteiga, num refrigerador.

LEITE

No início, nos batemos como loucos para encontrar o Ninho 1+. Aqui se chama Nido Crescimiento. Nos supermercados fica próximo aos chás e custa o dobro do Brasil. Encontra nas farmácias da rede Farmashop. Mas já aviso que é chatinho de achar.

Tem um leite pronto, de caixinha, chama-se Bebé. Assim como o Ninho 1+, por faixa de idade. Caixinhas de 1l e de 250ml. Ficam próximos aos leites de adulto, no supermercado. Se precisar carregar, é uma boa. Eu não gosto muito porque tem açúcar na composição.

RESTAURANTES

Os restaurantes, aqui, em geral são caros se comparados ao Brasil. Mas sem neuras! Como diz o ditado quem converte não se diverte. Uma refeição, por casal, gira em torno de 800 pesos uruguaios com bebidas. coisa simples, carne e salada, sem sobremesa. E sim, eu já procurei em inúmeros lugares.

Aqui é tudo muito lindo. Eu sou pobre de bolso, alma e coração. Só frequento lugares com guardanapo de pano em ocasiões especiais. Prepare-se, porque todo dia aqui é uma ocasião especial. E se você tiver um bebê com mãozinhas ligeiras, as belas taças, vasos e adornos vão parar no chão. Mesmo restaurantes mais simples, de cadeia, utilizam essa mesa anti-baby. Muito linda e bem posta, aliás!

Há uma rede de restaurantes chamada Dom Peperoni. Serve todo o tipo de comida, apesar do nome italiano. O preço é um dos melhores da capital e tem menu kids. Mas se você não dá fritura para seu bebê, é frustrante. Muita milanesa e batatas fritas. Em todos os pratos você pode trocar as batatas fritas por purê de batatas, é o que eu faço.

Mas não falei o que há de melhor no Dom Peperoni, tem um 'pelotero'! Nas unidades da rede têm salas de brinquedos envidraçada, um pula-pula inflável, videogames, blocos de montar, lápis, papéis e o melhor... uma cuidadora! Você poderá fazer suas refeições com calma de vez em quando. Os pais, por aqui, deixam os filhotes e viram as costas. Nós não somos tão relax assim, chegamos cedo, por volta do meio-dia, e pegamos uma mesa ao lado da sala para acompanhar a gastança de energia!

O Che é um restaurante delicioso na Playa de Los Pocitos. Fica à beira-mar e tem um pequeno jardim fechado para soltar as ferinhas em dias quentes.

SOPINHA

À noite, nada melhor que a sopinha fresca feita no hotel. O chef da noite, aqui do Regency Suites, tem uma mão super boa! A melhor saída até agora.

DICA DE COMIDA PARA OS PAIS

Melhor carne: baby beef ou picaña premium no García, em Carrasco, Calle Arocena (a rua principal). Fato pitoresco é que há 7 semanas eu vejo a placa "Semana da Picaña Premium" na porta. São amigáveis a cachorros, que podem sentar junto aos donos nas mesas externas. Se você vai com sua família feliz completa, é uma boa pedida!

Chivito: é um sanduíche muito gostoso, pode ser no pão tipo francês ou no prato. Um bifinho delicioso, ovos cozidos, salada, quejo, presunto, azeitona... o melhor até hoje foi do Che.

Mercado do Porto: parrilla para 1 serve dois!

Fuja correndo: se alguém algum dia te indicar La Casa Violeta (em frente ao local onde tem barcos), bata na pessoa e saia correndo. Você descobriu um inimigo. Carésimo, se diz um 'espeto corrido com buffet de saladas'. Deve ser espeto corrido porque você tem que correr atrás das garçonetes para conseguir comida. Uma facada. Um casal, uma água e uma cerveja: 1500 pesos. Sim, você leu certo: 1500. E saímos morrendo de fome e raiva.